Já pensou?

Um bom projeto de arquitetura prevê o comportamento da edificação em função dos ventos predominantes na região. Assim, a posição de janelas e portas deve obedecer à esta relação com os ventos afim de permitir a dissipação do calor e do ar viciado interno às edificações, promovendo um adequado conforto térmico e um ambiente salubre.

Pois é, a posição de portas e janelas não é definida ao acaso. Há que se fazer muitos estudos para embasar uma proposta de arquitetura.

Efeito Chaminé

Efeito chaminé um recurso da arquitetura para proporcionar melhor conforto térmico no interior das edificações. Consiste em prever aberturas (janelas, dômus, lanternins, etc) visando a troca de calor via empuxo térmico.

O conceito é bem simples: o ar quente é menos denso que o ar frio, portanto tende a se alojar no lugar mais alto dos ambientes. Aberturas superiores portanto facilitam sua vazão para o meio externo. Ao sair o ar quente puxa o ar frio (empuxo térmico) favorecendo a entrada de ar pelas aberturas inferiores.

Além da troca de calor, este recurso também promove concomitantemente a troca do ar viciado do interior das edificações.

Trata-se portanto de um excelente recurso arquitetônico a ser explorado nos projetos de arquitetura, visando melhorar o conforto ambiental das residências e demais edifícios.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

POSTS RECENTES

O Rosto de Cristo

O rosto mais conhecido no mundo é o rosto de Cristo. Independentemente do que possamos pensar ou crer, há pelo menos vinte séculos Jesus é

São Paulo, apóstolo

dia 25 de janeiro a Igreja celebra o dia de Sao Paulo, apóstolo, aquele que é um dos grandes responsáveis pelo cristianismo tal como o

Os povos da floresta

Nossos irmãos ameríndios, não foram adestrados nos moldes da sociedade ocidental. Para eles o trabalho é para a sua subsistência, de seus parentes e da tribo em geral. Trabalham para se alimentar, se vestir, ritualizar e se abrigar do sol e chuva. Não precisam estocar grandes quantidades de alimentos em celeiros imensos. Trabalham apenas para garantir sua vida e a vida da comunidade. Para os nativos da floresta não existe o sentido de “lucro”, sob o qual nós, povos dito civilizados, estamos submetidos, como um deus magno.

Democracia e o Domínio da Necessidade

Semana passada o empresário bolsonarista Cássio Joel Cenali, divulgou um vídeo no qual ele próprio, enquanto doava refeições (marmitas) à populares vulneráveis, negou uma refeição à uma mulher, após ela respondendo à pergunta do empresário, afirmar que votaria no Lula. Segundo o empresário, a pessoa com aquela predileção política não deveria comer. Segundo ele, ou ela muda de opinião e de voto ou não terá mais acesso àquela doação. Pergunto: teria esta senhora condições de escolher?