Já pensou?
Um bom projeto de arquitetura prevê o comportamento da edificação em função dos ventos predominantes na região. Assim, a posição de janelas e portas deve obedecer à esta relação com os ventos afim de permitir a dissipação do calor e do ar viciado interno às edificações, promovendo um adequado conforto térmico e um ambiente salubre.
Pois é, a posição de portas e janelas não é definida ao acaso. Há que se fazer muitos estudos para embasar uma proposta de arquitetura.
Efeito Chaminé
Efeito chaminé um recurso da arquitetura para proporcionar melhor conforto térmico no interior das edificações. Consiste em prever aberturas (janelas, dômus, lanternins, etc) visando a troca de calor via empuxo térmico.
O conceito é bem simples: o ar quente é menos denso que o ar frio, portanto tende a se alojar no lugar mais alto dos ambientes. Aberturas superiores portanto facilitam sua vazão para o meio externo. Ao sair o ar quente puxa o ar frio (empuxo térmico) favorecendo a entrada de ar pelas aberturas inferiores.
Além da troca de calor, este recurso também promove concomitantemente a troca do ar viciado do interior das edificações.
Trata-se portanto de um excelente recurso arquitetônico a ser explorado nos projetos de arquitetura, visando melhorar o conforto ambiental das residências e demais edifícios.